Biologia a Ciência da Vida

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Projeto: Romantismo, conhecendo as biografias dos autores romancistas.

O projeto tem com objetivo estuda a biografia dos autores do romantismo, visando compreender que causas foram responsáveis por transformar estas em romancistas. Na literatura brasileira, o romantismo assumiu caráter de movimento anti-colonialista. Este traço nacionalista permitiu que os escritores explorassem temas como o indigenismo, o folclore, o regionalismo, além de tentarem estabelecer, pela primeira vez, uma língua literária brasileira. Suspiros e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, publicado em 1836, é o marco inicial do movimento romântico brasileiro. A ele seguiram-se três gerações de poetas românticos. A primeira - nacionalista indigenista e religiosa - tem em Gonçalves Dias seu nome mais expressivo. Na segunda - também conhecida como ultra-romantismo e com características pessimistas, egocêntricas e mórbidas — destacaram-se Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. A terceira geração, ou Grupo Condoreiro, é representada pelo poeta Castro Alves que, com seus versos, defendeu a abolição da escravatura e as ideologias liberais.
Os alunos fizeram uma analise das biografias através do Thinkquest da Professora de Português Ivoneide, no qual tem um hipertexto com links para as biografias dos autores e, em seguida comentário sobre o autor que mais chamou sua atenção. Esta atividade tem apoio do laboratório de informática que auxiliou os alunos nas publicações dos comentários.

sábado, 29 de outubro de 2011


O projeto “UM RESGATE AOS VALORES DA MAMONA NO MUNICÍPIO DE ITAREMA NUMA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”, depois do 2º lugar na V Feira de Ciência e Tecnologia - Sul do Maranhão (Fecitec) realizada na cidade de Imperatriz-MA e do 1º lugar na III Feira Científico-Cultural do Liceu de Itarema.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011


Projeto: BOA-NOITE (Catharanthus roseus sp): DA BELEZA DO JARDIM A UMA APLICABILIDADE ECONÔMICA VIÁVEL.

Participou da III Feira Científico-Cultural do Liceu de Itarema, ficando em 3º lugar na categoria Ciências da Natureza, sob minha orientação professor Jardel Ribeiro Batalha. Este projeto teve como objetivo pesquisar se a planta conhecida como boa-noite muito comum na região de flores encantadoras não possuem uma utilidade medicinal ou agrícola, diante desta indagação foi dado início aos estudos. Para tanto, procurou-se identificar as substâncias presentes na planta, buscando responder se esta não pode ser utilizada no combate de pragas agrícolas na cidade de Itarema.


Projeto: UM RESGATE AOS VALORES DA MAMONA NO MUNICÍPIO DE ITAREMA NUMA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Participou da V FECITEC em Imperatriz-Ma, sob a minha orientação professor Jardel Ribeiro Batalha e co-orientação do professor Josué Miranda dos Santos, ficando em 2º lugar na categoria de Ciências Agrárias. Em décadas passadas do século XX, a mamona que era conhecida entre os mais antigos como carrapato, já foi uma das grandes economias da cidade de Itarema. Por isso, o objetivo do projeto foi pesquisar a importância da mamona nessa cidade, identificando sua relevância social, histórica e econômica. Para tanto, procurou-se traçar uma análise da viabilidade econômica, levando em consideração sua importância histórica e social, principalmente os aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Chanana uma espécie típica da nossa cidade pouca valorizada, mas de grande importância medicinal.


Imagem disponível em :http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=7979


A chanana (Turnera ulmifolia), é uma espécie usada na medicina popular da nossa região, além disso, é uma planta bastante adaptada ao clima seco e o solo pobre do Nordeste. As belas flores amareladas que florescem o ano todo chamar atenção de qualquer pessoa que observar a chanana pela primeira vez certamente o que chamou atenção de grandes universidades, pesquisadores de plantas medicinais e nossa para seu estudo, o qual revelou quais são suas propriedades medicinais ainda pouco conhecidas e valorizadas.